BIPAP ou CPAP: saiba qual a diferença entre os dois aparelhos

bipap ou cpap

O tratamento para apneia do sono possui dois aparelhos que tornam o dia a dia muito mais tranquilo: o CPAP e o BIPAP. Com objetivos similares, cada um deles é prescrito pelo médico especialista de sono para que seja possível melhorar a respiração enquanto a pessoa dorme.

Mas se o objetivo é o mesmo, você pode estar se perguntando porque não pode optar por qualquer um deles para realizar seu tratamento. E a resposta é bem simple: tudo depende do seu grau de apneia. Nesse post, vamos explicar a diferença entre esses dois aparelhos e quais os benefícios em investir neles.

 

O que é um CPAP?

O aparelho CPAP é utilizado para realizar uma pressão positiva contínua nas vias aéreas. Ele é considerado, atualmente, um dos tratamentos mais eficazes para a apneia obstrutiva do sono, já que a pressão positiva proporcionada pelo CPAP portátil não permite que as vias aéreas fechem.

Na hora de comprar o CPAP, você irá perceber que ele é um aparelho pequeno que se assemelha muito a um compressor de ar. Normalmente são muito silenciosos e aliam alta tecnologia para realizar o monitoramento do sono e dos episódios de apneia, por exemplo. Sua principal função é prevenir a obstrução da garganta durante o sono e restabelecer o sono normal do indivíduo.

É muito importante ressaltar que o uso do CPAP só é recomendado com prescrição médica, pois são necessárias orientações muito específicas para que o aparelho seja utilizado corretamente e não cause algum tipo de problema durante o tratamento.

 

O que é um BIPAP?

Um aparelho BIPAP é um dispositivo binível que permite a configuração em dois níveis diferentes de pressão: um sobre a inspiração (IPAP) e outra sobre a expiração (EPAP). Este aparelho é utilizado para tratar a apneia central do sono e a apneia obstrutiva do sono grave.

Além disso, ele também pode ser prescrito para pacientes que possuem outros problemas respiratórios, com doenças neuromusculares e doenças cardíacas. O tratamento com BIPAP normalmente é prescrito para pacientes que não toleram o CPAP ou que sofrem de outros distúrbios respiratórios, além da apneia do sono.

 

Qual a diferença entre o CPAP e o BIPAP?

A principal diferença entre o CPAP e o BIPAP é a possibilidade de ajustar a pressão para inspirar e outra mais suave para exalar, que são disponibilizadas somente dos dispositivos biníveis. No entanto esta diferença só é sentida quando a pressão no tratamento recomendada pelo médico do sono for acima ou a partir de 17cmH2O.

No caso de pessoas em que a apneia é leve, o CPAP já pode ser usado com ótimos resultados. O ideal é que antes de comprar um CPAP, você faça o exame de polissonografia e se consulte com um profissional para decidir qual o dispositivo mais indicado.

Author Info

RespCare