Apneia do sono tem cura?

tratamento-para-apneia

Não, a apneia do sono não tem cura. Quem sofre com essa síndrome passa noites mal dormidas e sente muita sonolência durante o dia. Consequentemente, tem baixo rendimento durante as atividades diárias. Mas, há maneiras de tratar e amenizar todos esses sintomas. Dessa forma, o paciente poderá viver normalmente, seguindo o tratamento para apneia.

Entenda melhor o que é a apneia do sono, os sintomas e como é o tratamento adequado para o problema:

 

O que é apneia do sono?

A apneia é uma obstrução parcial ou total das vias respiratórias. Como consequência, dificulta a respiração e acaba resultando no ronco. Esse distúrbio afeta a qualidade de sono da pessoa e, muitas vezes, das pessoas que moram junto com ele.

Quem sofre com esse distúrbio costuma acordar cansado, afinal, não dormiu bem durante a noite. Durante o dia sente-se mais cansado e, isso afeta o seu desempenho nas atividades mais rotineiras, principalmente no trabalho.

A sensação é de sempre precisar dormir. Consequentemente, diminui a qualidade de vida do paciente. Não há cura para apneia do sono, mas há tratamento que contribui para melhorar esse quadro.

Basicamente, há dois tipos de apneia do sono:

 

  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Apneia central do sono.

 

A obstrutiva é a mais comum e, é causada devido a um relaxamento da musculatura da garganta. A origem desse relaxamento é uma deformidade na anatomia dessa região. Geralmente, está relacionada com o aumento das amígdalas.

A apneia central do sono é um problema mais raro. E, acontece devido a alterações na parte do cérebro que é responsável pelo controle da respiração. Geralmente é causada por problemas cardíacos, traumas neurológicos como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou ainda o uso de medicamentos tipo opióide.

 

Sintomas da apneia do sono

O sintoma mais característico do problema é o ronco. Geralmente, ele fica mais alto e, algumas vezes passa por um período de silêncio. Essa pausa, é na realidade uma pausa na respiração, que costuma ser de 30 segundos.

Durante essa pausa na respiração, o paciente pode acordar ou, voltar a roncar mais alto ainda, puxando o ar todo de uma vez. Isso interfere na qualidade de sono da pessoa e de quem divide a cama com ela.

Há relatos de pacientes que sofrem com isso cerca de 5 vezes por noite. Com o sono interrompido várias vezes, a qualidade de sono diminui e, a pessoa não tem o descanso adequado.

Devido a isso, há outros sintomas que podem ser listados aqui:

 

  • Boca seca;
  • Sonolência;
  • Falta de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Dores de cabeça, no peito e na garganta.

 

Tratamento para apneia do sono

Não há cura para apneia, mas ela é controlável com tratamento para amenizar os sintomas. Pequenas atitudes e mudanças de hábito fazem grande diferença na qualidade de sono. Portanto:

 

  • Evite bebidas alcoólicas antes de dormir;
  • Mantenha o peso (obesidade pode causar apneia);
  • Evite dormir de barriga para cima;
  • Tratar doenças do nariz e garganta.

 

Além dessas atitudes que contribuem para amenizar os sintomas, há outras formas, como o CPAP.

O CPAP (sistema de pressão positivo contínua das vias aéreas) é um aparelho elétrico que gera um fluxo de ar através de uma máscara no nariz. Isso faz com que a garganta se abra, permitindo a entrada do ar.

Há três tipos de modelos de CPAP. Vamos explicar cada um deles.

 

CPAP Básicos

Como o próprio nome sugere, é o tipo mais básico do equipamento e possui opções funcionais. Porém, ele não transmite os dados da terapia respiratória e, é preciso configurar de acordo com a pressão indicada no exame de polissonografia. É o equipamento mais econômico entre os modelos.

 

CPAP de pressão fixa

Esse é o modelo intermediário e proporciona alívio expiratório. A pressão de ar é fixa para as vias respiratórias. Esse aparelho é mais confortável que o básico e já tem a opção de gravar os dados que o médico receitar.

 

CPAP de pressão automática

É o mais completo e, consequentemente, mais caro aparelho de CPAP. É composto por um motor inteligente que tem a capacidade de detectar a pressão necessária do tratamento. Ele tem a função de identificar os padrões respiratórios e a resistência da máscara. Com essas informações, o aparelho irá enviar somente a pressão de ar mínima necessária para manter as vias desobstruídas. Consequentemente, não causa nenhum tipo de desconforto.

Author Info

RespCare