Como evitar problemas respiratórios no verão?

como evitar problemas respiratórios no verão

O verão é a época em que alergias e outras doenças respiratórias, como bronquite e asma, mais aparecem. Isso acontece porque as altas temperaturas e o clima deixam o ambiente e o organismo propensos a esses casos. Apesar do verão brasileiro ser chuvoso, o calor intenso faz a umidade do ar diminuir rapidamente. Resultando em um clima seco.

Além disso, as chuvas não acontecem durante todo o período dessa estação. Outro ponto importante é que as pessoas acabam deixando os cuidados de lado, já que no verão chove, acabam se esquecendo que é uma época propensa à doenças respiratórias. Para evitá-las, prossiga com a leitura:

 

Problemas respiratórios mais comuns no verão

As doenças respiratórias mais comuns durante o verão são:

 

  • Sinusite;
  • Faringite;
  • Amigdalite;
  • Rinite;
  • Bronquite;
  • Asma;
  • Gripe;
  • Pneumonia.

 

Outros problemas podem surgir durante essa época. Isso acontece porque o clima quente e seco faz com que os poluentes fiquem mais tempo no ar. Respirando esses agentes poluentes, as pessoas tendem a ficar com algum incômodo respiratório, como esses problemas listados acima.

 

Problemas respiratórios: solução para resolvê-los

O grande vilão causador de tantos problemas é o clima. Hora seco, hora úmido. Isso prejudica bastante todo o sistema respiratório. Quem já tem histórico com algum problema respiratório, deve seguir os tratamentos recomendados pelos médicos.

Agora, quem nunca apresentou sintomas, para não sofrer no verão deve tomar alguns cuidados básicos. Principalmente com crianças pequenas e idosos.

É necessário sempre caprichar na hidratação, por isso beber bastante água é importante. Ainda mais durante o verão, quando as altas temperaturas faz com que o nosso corpo perca mais líquidos. Aumente a quantidade de água ingerida. Procure andar sempre com uma garrafa de água para não se esquecer e garantir que tome entre 2 a 3 litros no mínimo.

Crianças pequenas e idosos são os mais atingidos pelas doenças respiratórias, como a asma, bronquite e sinusite. Isso acontece porque fazem parte do grupo de risco, já que a imunidade geralmente é mais baixa. Se você tem alguém dentro dessa faixa etária em casa, procure oferecer água frequentemente. Deixe disponível e, se precisar leve até a pessoa.

Use umidificadores de ar, pois isso ajuda a diminuir os riscos de doenças respiratórias no verão. É interessante utilizar esses equipamentos principalmente a noite, pois ajudam a ter uma boa noite de sono. Caso não tenha um aparelho umidificador, coloque uma bacia com água no ambiente, lembrando de descartá-la no dia seguinte.

Essas atitudes ajudam a diminuir os sintomas e aliviar o incômodo causado por elas. Mas, caso não apresente melhores, procure ajuda especializada no sistema respiratório. Um profissional dessa área poderá dar outras recomendações, além de indicar medicamentos, se for necessário.

 

Como evitar problemas respiratórios no verão

Os cuidados para evitar problemas respiratórios no verão são os mesmos aplicados durante o inverno. Se você já tem histórico de doenças respiratórias, sofre com bronquite, asma ou outra doença, basta continuar com os mesmos cuidados e medicamentos, se fizer uso deles.

Mas, no geral há outras alternativas, como manter a hidratação do corpo e o uso dos umidificadores de ar.

Para diminuir os riscos de doenças respiratórias é preciso manter a mucosa nasal sempre limpa e hidratada. Para isso, use soro. Com a ajuda de uma seringa sem agulha ou com o próprio bico do soro, aplique uma quantidade suficiente do produto em cada narina. Faça isso também nas crianças.

Com os pequenos, use uma seringa de 10ml de soro. Coloque a criança com a cabeça levemente inclinada para frente e peça para manter a boquinha aberta. Coloque a seringa em uma narina e aplique os 10ml de soro de uma única vez. Repita o processo com a outra narina.

Isso deve ser feito todos os dias para manter hidratada e diminuir os riscos de problemas respiratórios. Se sair alguma secreção, repita o procedimento até não sair mais nada.

Evite também aglomerado de pessoas e lugares fechados, sem ventilação. Ambientes assim aumenta os riscos de contaminação e deixam o ar ainda mais poluído. Evite praticar atividades físicas entre as 10h e 16h, pois além de ser o horário com mais incidência do sol, também costuma ter mais agentes poluentes no ar.

Author Info

RespCare