Apneia do sono pode matar?

apneia-do-sono-pode-matar

A apneia do sono é um distúrbio muito comum no Brasil, com cerca de dois milhões de casos diagnosticados por ano. Quando é identificada, o paciente sempre pergunta se a apneia do sono pode matar. Neste post, esclarecemos essa questão, além de falar mais sobre o que é apneia do sono e como tratá-la. Confira!

 

O que é a apneia do sono?

Trata-se de um distúrbio em que há interrupções respiratórias durante a noite, fazendo com que a pessoa acorde diversas vezes e tenha o sono / descanso prejudicado.

Entre os principais sintomas da apneia estão o ronco alto, sensação de cansaço durante todo o dia, sonolência, respiração superficial ou ruidosa, dor de cabeça e garganta seca.

A apneia do sono é provocada pelo fechamento das vias aéreas e há alguns fatores de risco que levam a isso, como a idade, obesidade, relaxamento muscular, tabagismo, consumo de álcool, entre outros.

 

Apneia do sono mata?

A apneia em si não mata. Quando o organismo reconhece a falta de oxigenação, ele faz a pessoa despertar abruptamente, o que abre suas vias respiratórias e permite a passagem do ar.

No entanto, a apneia do sono pode estimular o desenvolvimento de outras doenças que têm um grande potencial de levar ao óbito, como a pressão alta, derrame, ataque cardíaco e arritmia. Por isso, é fundamental tratar esse distúrbio.

 

Tratamento para apneia do sono

O tratamento para apneia do sono envolve combater a causa da obstrução de ar, o que ocorre quando se adota mudanças no estilo de vida, como perda de peso, prática de exercícios, abandono do tabagismo e consumo de álcool.

Além disso, recomenda-se o uso do CPAP, um aparelho para apneia do sono, que faz pressão positiva e contínua de ar nas vias respiratórias, de modo a impedir seu fechamento e garantir uma boa oxigenação.

Author Info

RespCare