Quais os riscos de respirar pela boca?

respirar-pela-boca

Médicos sempre recomendam não respirar pela boca e sim pelo nariz. Mas, será que inspirar e expirar o ar pela boca faz mal? Curiosamente, essa é uma prática cheia de riscos. Conheça quais são eles neste post!

 

Como funciona a respiração?

O fluxo respiratório ideal consiste na entrada do ar pelo nariz, passando pela faringe, laringe, traqueia até chegar aos pulmões. A primeira etapa é fundamental, porque no nariz o ar é filtrado, umidificado e aquecido.

A filtração evita que micro-organismos cheguem aos pulmões e provoquem doenças. Já a umidificação e aquecimento tornam o ar compatível com as características do pulmão, sem irritar seu tecido.

Ao respirar pela boca, esse processo de filtração, umidificação e aquecimento do ar não ocorre, provocando uma série de problemas de saúde, seja em adultos ou crianças.

 

Principais riscos de respirar pela boca

E quais seriam os riscos de respirar pela boca? Elaboramos uma lista com os principais / mais recorrentes, principalmente quando esse tipo de respiração é feito frequentemente:

 

– Alterações na anatomia da face, passando a ter flacidez facial;

– Mudanças no posicionamento da língua e dos dentes, causando oclusões;

– Dificuldade para deglutir alimentos;

– Infecções frequentes da faringe e amídala;

– Sensação de cansaço continuamente, porque o sono não é restaurador;

– Apneia do sono e ronco;

– Dificuldade para identificar cheiros;

– Sensação de boca seca repetidamente;

– Mau hálito;

– Tosse seca e persistente;

– Prejuízo ao crescimento e aumento da produção de urina, levando à enurese noturna (caso – específico de crianças).

 

Cuidados e soluções para o problema

Recomenda-se tratar o problema pela raiz. O ideal é consultar um otorrinolaringologista, que pode indicar a limpeza interna do nariz, uso de antialérgicos, cirurgia corretora de malformação nasal, entre outros.

Também vale a pena consultar um dentista, para avaliação e correção da estrutura óssea da cavidade oral, bem como dos dentes, minimizando o risco de oclusões e problemas mais graves.

Author Info

RespCare