6 informações importantes sobre a apneia do sono

apneia do sono o que é

A apneia do sono é bastante comum: mais de 2 milhões de casos são diagnosticados por ano no Brasil. No entanto, são poucas pessoas que conhecem esse problema. Este é o seu caso? Então, confira 6 informações importantes sobre a apneia do sono!

6 principais informações sobre a apneia do sono

1. O que é apneia do sono

A apneia do sono, também chamada de síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), é um distúrbio que ocorre quando a pessoa dorme, causando uma parada respiratória devido ao contato entre as paredes da faringe, que costumam ficar separadas durante o dia.

2. Tempo e intervalo das paradas respiratórias

O tempo e intervalo das paradas respiratórias variam de acordo com o perfil do paciente. Em adultos, a suspensão é de cerca de 10 segundos, de 5 ou mais ocorrências por hora de sono. Já nas crianças, a parada é de aproximadamente 3 segundos.

3. Grupo de maior incidência

A apneia do sono pode atingir qualquer pessoa, desde crianças até idosos, porém o distúrbio é mais comum em um grupo específico, o de homens obesos de meia-idade.

4. Consequências e sintomas da apneia do sono

O distúrbio pode parecer inofensivo, mas provoca ou agrava doenças cardiovasculares (hipertensão, infartos, arritmias e insuficiência cardíaca), além de causar ronco, sensação de sufocamento, sonolência diurna, dificuldade de concentração e irritabilidade.

5. Tratamento da apneia do sono

A apneia do sono tem tratamento e consiste no combate das causas da obstrução e parada respiratória, bem como no emagrecimento e menor consumo de substâncias que intensificam o distúrbio.

Além disso, o tratamento pode envolver o uso de equipamentos para apneia do sono, como o CPAP, BiPAP e concentrador de oxigênio, que ajudam a manter e melhorar a respiração durante o sono, evitando obstruções e paradas respiratórias.

6. O que evitar ao ser diagnosticado

Recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, dormir de lado, ingerir comidas pesadas antes de dormir e medicamentos como calmantes e relaxantes musculares.

Author Info

RespCare